Gestão Pública News

Cultura

Secretaria de Cultura promove Festival de Cultura e Jogos Indígenas
09 de Novembro de 2015 ás 11:56 -

Ao todo serão 610 atletas de 14 etnias de diferentes regiões de Mato Grosso e também fora do Estado

Secretaria de Cultura promove Festival de Cultura e Jogos Indígenas

DA REDAÇÃO - midianews

Promover a interação entre povos, quebrar preconceitos e, acima de tudo, fazer amizades. Essa é a receita de sucesso do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis que em 2015 entra na sua nona edição. O evento será realizado em Campo Novo dos Parecis, entre os dias 19 e 22 deste mês, e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também faz parte da programação os Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso.

Quando chega a época do evento, a cidade de Campo Novo dos Parecis se transforma numa grande aldeia que abraça todas as etnias e raças. Ao todo serão 610 atletas. São índios de várias regiões de Mato Grosso e do Brasil que irão disputar as modalidades de arco e flecha; corrida de toras; arremesso de lanças, jikunahati (cabeça-bol); tidimore e futebol.

“É uma grande festa. O público começa um pouco tímido. Mas na medida em que vão acontecendo as apresentações culturais, as vendas dos artesanatos e as pinturas indígenas, o povo se transforma e no meio da celebração já está todo mundo com o rosto pintado e cheio de artesanato”, contou o secretário de Esportes de Campo Novo do Parecis, Sérgio Mineiro.

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer (Secel), Luiz Pedro Sinohara, o evento vai ao encontro de uma das principais diretrizes do Governo do Estado, que é implementação de políticas para as minorias (índios, idosos, deficientes físicos, público LGBT, negros).

“O planejamento da secretaria não é focado apenas no esporte de alto rendimento. Mas também prioriza as atividades de lazer e integração, como é o caso dos jogos indígenas em Campo Novo do Parecis”, destacou Sinohara.

Como apoio ao evento, o Governo do Estado, por meio da Secel, firmou convênio de R$ 150 mil com a prefeitura de Campo Novo dos Parecis. O recurso vai ajudar nos custos do festival e jogos indígenas. Festival cultural e jogos Nessa edição o evento irá envolver índios de 14 etnias de diferentes lugares de Mato Grosso e também de fora do Estado, como os Paresi Halitis (tribo da região), Xavante (Barra do Garças), Patoxó (Porto Seguro – BA) e Bakairis (Nobres) – campeões da disputa de cabo de força dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorreu no mês passado, no Canadá.

Mais do que uma competição, o secretário de Campo Novo dos Parecis ressaltou que o evento serve principalmente para cultivar o respeito e a amizade que se estabeleceu na região entre os índios e não-índios. E ressalta que a iniciativa serve de exemplo para desmistificar a figura do índio, mostrando os valores e as riquezas culturais dos povos indígenas.

Mineiro relatou que antes havia um clima tenso entre os moradores da cidade e os índios da região, da etnia da Paresi Haliti. Nas últimas décadas a prefeitura desenvolveu um trabalho de conscientização para combater o preconceito contra os povos indígenas e hoje Campo Novos do Parecis é exemplo em todo Estado de que índios e não-índios podem conviver em harmonia e, inclusive, trocar conhecimentos. “Hoje temos Paresi professores que dão aula na rede pública e também índios que preferem estudar na cidade ao invés da aldeia”.

Além dos jogos, o evento conta com uma série de apresentações culturais das etnias indígenas como danças, pintura corporal, artesanato, exposição fotográfica, exposição etnográfica e exibição de vídeos.

Confira a programação:

19/11/2015 - quinta-feira

15h – Recepção das Delegações – Aldeia Bacaval

17h – Abertura da Feira de Artesanato Indígena e Pintura Corporal 17h – Abertura da Exposição Fotográfica de Alice Kohler 17h – Abertura do II Jogos Interculturais de Mato Grosso (Estádio Ari Tomazelli) e do 9º Festival de Cultura e Jogos Indígenas de Mato Grosso Desfile das Delegações Celebração do Fogo Ancestral

20h – Congresso técnico

20/11/2015 – sexta-feira

08h – Campeonato de Futebol Feminino (Campo Central Society) 08h – Campeonato de Futebol Masculino (Estádio Ari Tomazelli)

17h – Feira de Artesanato Indígena de Pintura Corporal 17h – Exposição Fotográfica de Alice Kohler 17h – Jogos Tradicionais Indígenas 19h – Apresentações Culturais: Povos Indígenas convidados

21/11/2015 – sábado

08h – Campeonato de Futebol Feminino (Campo Central Society) 08h – Campeonato de Futebol Masculino (Estádio Ari Tomazelli) 17h – Feira de Artesanato Indígena e Pintura Corporal 17h – Exposição Fotográfica de Alice Kohler (Estádio Ari Tomazelli) 17h – Jogos Tradicionais Indígenas 19h – Apresentações Culturais: Povos Indígenas convidados

22/11/2015 – domingo

15h – Final do Campeonato de Futebol Feminino (Campo Central Society) 15h – Feira de Artesanato Indígena e Pintura Corporal (Estádio Ari Tomazelli) 15h – Exposição Fotográfica de Alice Kohler (Estádio Ari Tomazelli) 16h – Final do Campeonato de Futebol Masculino 17h – Premiação do II Jogos Interculturais de Mato Grosso e do 9º Festival de Cultura e Jogos Indígenas de Mato Grosso

18h – Celebração do Povos: encerramento cultural

Nenhum Comentário

Últimas notícias

  1. AL recorre ao STF por liberdade de Mauro Savi; pedido no STJ ainda aguarda decisão

    Justiça

    (13:32) AL recorre ao STF por liberdade de Mauro Savi; pedido no STJ ainda aguarda decisão

    Olharjurídico A Assembleia Legislativa...

  2. MPF mantém esquema de segurança a procuradores ameaçados de morte

    Justiça

    (13:30) MPF mantém esquema de segurança a procuradores ameaçados de morte

    RepórterMT O Ministério Público...

  3. Supremo proíbe condução coercitiva de réus ou investigados

    Justiça

    (13:28) Supremo proíbe condução coercitiva de réus ou investigados

    MidiaNews Por maioria de votos, o Plenário...

  4. Através de ex-juiz Julier, vereador tenta revogar escolta de Selma

    Justiça

    (13:23) Através de ex-juiz Julier, vereador tenta revogar escolta de Selma

    MidiaNews O vereador Geraldo Antônio dos...

Copyright @ Gestão Pública News - 2009 - Todos Direitos Reservados