Gestão Pública News

Cidades

Incompleta e com 3% de ocupação, Arena Pantanal volta a ser destaque negativo na mídia nacional
24 de Janeiro de 2017 ás 13:39 -

Arena Pantanal, um dos doze estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014, voltou a ser destaque negativo na imprensa nacional. Uma reportagem exibida na manhã desta terça-feira (24),

Incompleta e com 3% de ocupação, Arena Pantanal volta a ser destaque negativo na mídia nacional

DA REDAÇÃO - OLHARDIRETO

A Arena Pantanal, um dos doze estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014, voltou a ser destaque negativo na imprensa nacional. Uma reportagem exibida na manhã desta terça-feira (24), no Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou a atual situação de todas as sedes do Mundial e destacou que a praça esportiva mato-grossense teve apenas 3% de ocupação no último ano e ainda não está completa.

A reportagem explica que sete dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 tiveram ocupação menor do que 30%. A Arena das Dunas, teve 18% de ocupação, a de Pernambuco ficou com 16%, a da Amazônia com 13% e a Arena Pantanal com apenas 3%. O levantamento apontou ainda que 70% dos lugares ficaram vazios nas praças esportivas, no ano passado. Com o enfoque ainda no estádio mato-grossense, também é mostrado a todo país que o estádio ainda não está totalmente construído, mesmo quase três anos após a realização do mundial. O assessor especial do governo, Saulo Andrade, explica que: “A Arena é uma obra muito complexa, muito grande. Temos problemas de infiltrações, na estrutura metálica, pintura e no entorno. Esperamos o mais rápido possível resolver tudo”. Após a reportagem, o apresentador Chico Pinheiro criticou a decisão da construção de arenas em locais com pouca expressão no futebol nacional: “As arenas de Manaus, Cuiabá e das Dunas não tem condições de ter estádios deste tamanho. São estados que não tem um futebol para justificar isto”. Recentemente, a assessoria de imprensa da Secretaria de Cidades (Secid) informou ao Olhar Direto que “não há previsão para que as obras da Arena Pantanal sejam retomadas, tendo em vista que o contrato com a empresa Mendes Junior encontra-se judicializado”. Além disto, foi informado que há uma “busca por negociações junto à empresa, bem como com o Consórcio VLT”. “Em relação ao certificado LEED, a Secretaria de Cidades busca, junto ao BNDES prorrogar o prazo. O processo ainda está em fase de negociações, sem nada definido”, finaliza a assessoria. A certificação é para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não Governamental Americana U.S. Green Building Council (USGBC). Ela é utilizada em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Com o certificado, é aplicada a taxa de juros de longo prazo do BNDES (TJLP), que está em 7,5% ao ano, mais 1,9% ao ano. Porém, sem a certificação Leed, o Executivo teria de pagar o empréstimo com uma taxa de juros aplicada a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que está em 14,25% ano e mais 1% ao ano. “Isso implicaria um custo extraordinariamente maior para o Estado”, explica o conselheiro substituto do TCE, João Batista. Sem o certificado, os juros do financiamento de R$ 393 milhões vão passar de 7,5% ao ano, mais 1,9% ao ano para 14,25% ano e mais 1% ao ano. Ao todo, o estádio – que chegou a ser interditado - custou mais de R$ 600 milhões aos cofres públicos.

Nenhum Comentário

Últimas notícias

  1. Justiça extingue pena de advogado que escondeu processo criminal em MT

    Justiça

    (11:30) Justiça extingue pena de advogado que escondeu processo criminal em MT

    Folhamax O juiz Marcos Faleiros da Silva, da...

  2. Nelson Barbudo já se articula para ser líder da bancada

    Política

    (11:26) Nelson Barbudo já se articula para ser líder da bancada

    GazetaDigital Mesmo sem ainda ter tomado posse,...

  3. Apenas 27 deputados federais foram eleitos com votos próprios em 2018

    Política

    (11:23) Apenas 27 deputados federais foram eleitos com votos próprios em 2018

    PortalMatogrosso A quantidade de eleitos e reeleitos...

  4. Mendes define equipe nesta terça e prepara início dos trabalhos

    Política

    (11:21) Mendes define equipe nesta terça e prepara início dos trabalhos

    MidiaNews O governador eleito Mauro Mendes (DEM)...

Copyright @ Gestão Pública News - 2009 - Todos Direitos Reservados