Gestão Pública News

Internacional

Grupos no Havaí lutam por independência e fim de ocupação americana
08 de Novembro de 2015 ás 10:29 -

O Havaí vai começar a decidir em fevereiro de 2016 sobre a criação de um governo próprio formado por nativos e como o arquipélago deverá ser gerenciado no século 21.

Grupos no Havaí lutam por independência e fim de ocupação americana

BBC Brasil

O Havaí vai começar a decidir em fevereiro de 2016 sobre a criação de um governo próprio formado por nativos e como o arquipélago deverá ser gerenciado no século 21.

As primeiras votações para eleger delegados que vão participar da convenção, ou 'aha , já estão ocorrendo. Serão 40 delegados de todas as ilhas que formam um dos 50 estados americanos - e o mais novo do sistema federativo americano, ganhando reconhecimento em 1959.

No entanto, as votações colocaram à mostra as profundas divergências entre os havaianos nativos: alguns querem reconhecimento formal da comunidade e uma relação diferente com os EUA; outros querem que o Havaí se separe completamente de Washington - ou, mais precisamente, querem que os EUA saiam do Havaí.

Autoridades americanas tiveram uma amostra da hostilidade na capital Honolulu, em junho de 2014: representantes de comunidades em uma audiência organizada pelo Departamento de Interior dos EUA tomaram o microfone para gritar frases como "Não precisamos de vocês aqui. Este é nosso país." ou "Saiam de nossa casa! Vão embora."

O Departamento do Interior americano iniciou naquele ano as audiências para saber se deveria oferecer um caminho para o reconhecimento federal da comunidade de havaianos nativos.

Este caminho já foi aberto para grupos de nativos americanos no continente, mas não aos descendentes dos indígenas havaianos.

Um ano depois, o Departamento do Interior publicou uma proposta de "procedimentos para restabelecer um relacionamento formal de governo para governo".

Nem todos estão felizes com a ideia da 'aha . Alguns dos que poderiam votar ou até se candidatar ao cargo de delegados representantes disseram que vão boicotar o processo. Um candidato a delegado já desistiu da disputa afirmando que a 'aha não é pono (certa ou justa, no idioma original haviano).

Nenhum Comentário

Últimas notícias

  1. Há mais de um ano em licença médica, Ledur pode ser aposentada por invalidez

    Justiça

    (16:03) Há mais de um ano em licença médica, Ledur pode ser aposentada por invalidez

    Olharjurídico A tenente do Corpo de Bombeiros...

  2. Ex-procurador de MT cita imunidade funcional, mas STJ mantém bloqueio de bens

    Justiça

    (16:01) Ex-procurador de MT cita imunidade funcional, mas STJ mantém bloqueio de bens

    Folhamax O ministro do Superior Tribunal de...

  3. Justiça manda servidor apagar comentário ofensivo contra juiz

    Justiça

    (15:59) Justiça manda servidor apagar comentário ofensivo contra juiz

    MidiaNews O juiz Emerson Cajango, do Quinto...

  4. STF pode julgar pedido de liberdade de Lula no próximo dia 26

    Justiça

    (15:58) STF pode julgar pedido de liberdade de Lula no próximo dia 26

    Portalmatogrosso O ministro do Supremo Tribunal...

Copyright @ Gestão Pública News - 2009 - Todos Direitos Reservados