Gestão Pública News

Controladoria Geral

Governo fortalece controle interno ao completar quadro de auditores do Estado
06 de Abril de 2013 ás 19:52 -

  Menos de dois meses após empossar 26 novos auditores, o Governo de Mato Grosso nomeou nesta semana mais três classificados no...

Governo fortalece controle interno ao completar quadro de auditores do Estado

 

Menos de dois meses após empossar 26 novos auditores, o Governo de Mato Grosso nomeou nesta semana mais três classificados no concurso público de 2010 para o referido cargo. A nova convocação, efetivada pelo Ato n. 13.125/2013, preenche o quadro da Auditoria Geral do Estado (AGE), no total de 71 auditores.

Para o secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, a nomeação demonstra a preocupação do governador Silval Barbosa em fortalecer o controle interno do Poder Executivo, principalmente mediante atuação direcionada à prevenção de falhas e ao gerenciamento de riscos junto às secretarias estaduais para assegurar a qualidade, a legalidade e a responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos.

“Desde 2003, iniciou em Mato Grosso um processo de transformação do sistema de controle interno, que se tornou ainda mais representativo no atual Governo. Além de transferir as competências de ouvidoria e corregedoria para Auditoria Geral do Estado, o que fez com que o órgão passasse a atuar na forma de Controladoria Geral, antecipando-se a PEC 45/2009, que tramita no Congresso Nacional, o Governo ampliou o quadro de auditores ao nomear 57 novos profissionais, o que supera em três vezes as demais nomeações realizadas em toda a história de 34 anos da AGE-MT”, destaca.

José Alves salienta que os investimentos não pararam por aí. “Tivemos considerável melhoria na estrutura e no instrumental de trabalho. Os investimentos em tecnologia permitiram a implantação de um sistema informatizado de auditoria e o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Riscos, que consiste em um mecanismo de mineração e cruzamento de dados que permitirá uma atuação mais preventiva, direcionada e com maior alcance. A carreira de auditor também obteve valorização remuneratória e investimento pesado em aperfeiçoamento”, disse.

O secretário-auditor ressaltou que o desafio aos novos auditores é manter a credibilidade adquirida pela instituição e elevar ainda mais o seu nível de atuação. “O que se espera é uma atuação forte no gerenciamento de riscos e na prevenção a falhas. A atuação precisa ser focada no aperfeiçoamento do sistema de controle para que não ocorra a motivação de denúncia pelo cidadão e que iniba a possibilidade de desvios de condutas de servidores.”

Autoria: Ligiani Silveira - Assessoria/AGE-MT

 

Nenhum Comentário

Últimas notícias

  1. Há mais de um ano em licença médica, Ledur pode ser aposentada por invalidez

    Justiça

    (16:03) Há mais de um ano em licença médica, Ledur pode ser aposentada por invalidez

    Olharjurídico A tenente do Corpo de Bombeiros...

  2. Ex-procurador de MT cita imunidade funcional, mas STJ mantém bloqueio de bens

    Justiça

    (16:01) Ex-procurador de MT cita imunidade funcional, mas STJ mantém bloqueio de bens

    Folhamax O ministro do Superior Tribunal de...

  3. Justiça manda servidor apagar comentário ofensivo contra juiz

    Justiça

    (15:59) Justiça manda servidor apagar comentário ofensivo contra juiz

    MidiaNews O juiz Emerson Cajango, do Quinto...

  4. STF pode julgar pedido de liberdade de Lula no próximo dia 26

    Justiça

    (15:58) STF pode julgar pedido de liberdade de Lula no próximo dia 26

    Portalmatogrosso O ministro do Supremo Tribunal...

Copyright @ Gestão Pública News - 2009 - Todos Direitos Reservados