Gestão Pública News

Eleições 2014

Em defesa do Mark
21 de Outubro de 2014 ás 22:24 -

O desempenho de um instituto de pesquisa se mede não apenas por um levantamento específico, mas pela média de seus acertos no decurso de sua trajetória

Em defesa do Mark
 

 

O desempenho de um instituto de pesquisa se mede não apenas por um levantamento específico, mas pela média de seus acertos no decurso de sua trajetória, ou seja, ao longo dos anos de existência. Equivalendo a dizer que apenas analisando uma ou duas pesquisas isoladas do restante do estudo não dá para se julgar o mérito de empresas do ramo. muito menos acusá-las de inidôneas. 

Fiz o preâmbulo acima para me situar sobre o trabalho do Mark, um instituto de pesquisa mato-grossense, com sede em Cuiabá e atuação em Mato Grosso e há cerca de 15 anos vem prestando seus serviços de consulta à opinião pública, principalmente em períodos eleitorais, e que sofreu, recentemente, ataques infundados de um colunista de ânimo exaltado e o mau costume de perder a lucidez quando exercita o seu  famoso “comitê da maldade”.

O “crime” do Mark, de acordo com o colunista exacerbado, foi o instituto ter colocado o então candidato Lúdio Cabral (PT) na frente de Pedro Taques (PDT) em duas pesquisas, realizadas na reta final da campanha, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, quando a realidade das urnas apontou a vitória do pedetista nas duas cidades, assim, como de resto, na grande maioria dos municípios mato-grossenses, sagrando-se governador de Mato Grosso.

Quanto a isso, cabe lembrar, pesquisa é o retrato do momento e quem pode garantir que, na semana que antecedeu as eleições em Mato Grosso, Lúdio não poderia estar à frente de Taques nessas duas cidades?  Nesse sentido, o petista pode ter perdido o seu momentâneo favoritismo na Capital e cidade vizinha diante da gigantesca estrutura de campanha que seus adversários colocaram nas duas cidades, contrastando com a pobreza material da campanha de Lúdio, tocada à míngua de recursos, conforme ficou público e notório.

Além do mais, viradas eleitorais acontecem e agora mesmo, o Brasil presencia, segundo apontam todos os institutos de renome nacional,  Dilma Rousseff, que até então pontuava atrás de Aécio Neves neste segundo turno, passando à frente do tucano nas intenções de votos!

Com referência ao Mark, convém também destacar, em momento algum durante suas pesquisas nestas eleições, o instituto, no âmbito geral dos levantamentos feitos no Estado, apontou Lúdio Cabral na frente de Pedro Taques, sempre citando o favoritismo do candidato do PDT, fato, aliás, confirmado pela abertura das urnas. Se tivesse feito o contrário, aí sim seria um erro!

Outro dado abonador da conduta dessa empresa é o fato que, no decurso de sua atuação no mercado, nesta década e meia, nunca teve uma pesquisa indeferida pela Justiça Eleitoral ou sofreu multas em decorrências de erros.  A seu favor, também existe o fato que acertou, com boa margem de exatidão, pesquisas  em várias campanhas  realizadas em cidades grandes, médias e pequenas de Mato Grosso e para o Governo do Estado, nas últimas eleições.

Inclusive, nesta última, onde além de apontar Taques governador, acertou o nome do senador e de sete entre os oito deputados federais eleitos e, pelo menos 19 dos 24 estaduais. E, como se sabe, acertar eleição de candidatos proporcionais, conforme é o caso dos parlamentares, é um trabalho que nem todo instituto se arrisca porque é grande a mobilidade entre os concorrentes, o que dificulta levantar a preferência dos entrevistados.

O resto, é pura maldade e, como tudo de ruim, vai para a lata de lixo da história!

Mário Marques de Almeida é jornalista em Cuiabá.

 

Nenhum Comentário

Últimas notícias

  1. Política

    (10:30) Deputado prevê que Mauro anuncia candidatura até fim do mês

    FOLHAMAX Final de abril. Este foi o prazo pedido...

  2. Política

    (10:30) Deputado prevê que Mauro anuncia candidatura até fim do mês

    FOLHAMAX Final de abril. Este foi o prazo pedido...

  3. Prefeitura estuda implantação de rodízio de veículos em Cuiabá

    Política

    (10:20) Prefeitura estuda implantação de rodízio de veículos em Cuiabá

    REPÓRTERMT A Prefeitura de Cuiabá...

  4. Wellington começa a montar estrutura de campanha e quer apoio de Maggi

    Política

    (10:15) Wellington começa a montar estrutura de campanha e quer apoio de Maggi

      OLHARDIRETO   O senador...

Copyright @ Gestão Pública News - 2009 - Todos Direitos Reservados